sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Life in Technicolor ii

Coldplay sempre me surpreendeu com suas músicas. A sonoridade dessa banda do british pop é única (considero os caras como um rock 'n roll com outra cara.. mas rótulos são rótulos e gosto cada um tem o seu).

Viva la Vida, penúltimo álbum lançado, possui músicas muito inovadoras, que fogem da estética de fazer música. A própria música tema, por sinal da trilha novelística "A Favorita" é uma delas (não sei se muita gente percebe). O baterista - Will Champion -  e, creio também que seja influência do brilhante produtor Brian Eno, não incluiu a "caixinha", um dos componentes da batera que dá um som agudo, que diferencia do som do bumbo (mais grave), gerando ritmo. Impressionante como ela não faz falta. Outro elemento incrível aparece na música: o sino durante o refrão.

Voltando às inovações, e isso vem do X&Y, chamo a atenção para os videoclipes. E estão cada vez mais geniais. 

O de Viva la Vida é fantástico, devido à textura da imagem. Combina com o título da música, por ser algo alegre, que celebra a frase. Lovers in Japan é genial devido aos vários links que vão fazndo em cada tela de TV e à arte do clipe. Aconselho assistí-lo... http://br.youtube.com/watch?v=E_exesnCA5Y


Mas o que aconselho mesmo a assistir é o de Life in Techinocolor ii, lançado em The Prospekts March, que pode ser chamado de Viva la Vida parte II. Esta música, por exemplo, ganhou letra. Os caras fizeram  releitura de outras músicas , como a própria Lovers in Japan" e Lost!, que ganhou a participação de Jay-Z (que, pra mim, representou uma "democratização" do Coldplay - outra hora discuto isso).

O clipe de Life in Techinocolor ii nos leva a pensar no futuro. Como será que nossos filhos vão se divertir? Quais serão as novas maneiras que eles aprenderão as coisas deste mundo, cada vez mais internetizado e lúdico?

Interessante notar como o arcaico e o pós-moderno se misturam muito bem nesse clipe: cenário prosaico, ventrílocos de madeira; mas estes ganham vida e todo tipo de parafernália tecnológica entra  em cena, como a iluminação muito bem projetada, show pirotécnico e um helicóptero de brinquedo. Técnico de som e roadie também não ficam fora do espetáculo. Vale destacar, tambem, os atores: as crianças (principalmente a menina de óculos, que reage muito bem ao show), o cinegrafista e os pais, que assistem atônitos ao show.

Bom, chega de falatório e assista a este clipe genial: http://br.youtube.com/watch?v=9fXm7_D3hF0

PS: melhor são os ventrílocos quebrando tudo depois do show.

PS2: por favor, no fim deste artigo que pensei... Esses bonequinhos são ventrílocos mesmo? Se eu estiver errado, me avise.. valeu!

Nenhum comentário: