quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Festival Fritz Teixeira de Sales

Fiquei encarregado de digitalizar um acervo de vídeos da ONG Expressão Livre, de Monte Sião. Entreles, estava um vídeo de 2006 da VIII edição do concurso de poesia Fritz Teixeira de Sales, realizado depois de 20 anos.

Ariovaldo Guirelli, que apresentava e lia alguns poemas, me surpreendeu com a leitura de um poema chamado Inventário, que vencera o concurso. Eis a surpresa: a obra-prima é de Marçal Aquino, que participara da edição de 1982 do concurso com um poema publicado em "Por bares nunca antes naufragados", livro lançado em 1985. Na ocasião, ocorria o V Festival Cultural Expressão Livre - que também teve festival de rock e MPB- e o jornalista e roteirista de cinema estava na Polônia, com Hector Babenco, gravando um longa.

Na hora usei o sr Google e descobri porque Marçal participara do concurso: ele é de Amparo (SP), município pertinho do Circuito das Malhas.

Venho aqui, por meio deste blog, para que a ONG Expressão Livre realize novamente o concurso de poesia "Fritz Teixeira de Sales", que revela talentos e enriquece nossa cultura.

PS:no concurso de 1982, o poema foi declamado por Rivaldo Céu.

Nenhum comentário: