quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Grito dos excluídos

No próximo domingo, acontece o Grito dos Excluídos. No "dia da independência" do país, os excluídos da sociedade - os que não tem uma vida digna, como moradores de rua - ganham espaço na mídia e todos (e todas) são convidados a refletir políticas públicas para esses setores na sociedade.

O Grito acontece em toda a América Latina. Mobiliza movmentos sociais e igrejas. Há onze anos é realizado. É... pouca coisa mudou. Não sei se por falta de iniciativa do poder público (que sempre ouve reivindicações para melhoria nas políticas públicas) ou pela insistência dos excluídos e viverem assim. Não sejamos hipócritas: há pessoas que, de fato, preferem viver na rua, sem trabalho, sem se esforçar para conseguir o seu pão de cada dia. Preferem ser medíocres. Cada um tem a sua opção (vivemos num regime demo-crático)...

Toda essa introdução serviu preu me relembrar do Grito dos Excluídos de 2004 que aconteceu em Monte Sião. No clima de incerteza, era ano de eleições municipais. A Pastoral da Juventude (da qual eu participava na época) fez um movimento pelo voto consciente. Repercutiu na mídia local (e, claro, mais pelo boca a boca). Todo mundo só falava nisso até o Natal (quando a pauta muda para a elaboração de modelos de peças de tricô pra alta estação).

É, a realidade da cidade mudou. Nova administração, novas lideranças políticas surgiram... Espero que o melhor esteja reservado para esta cidade que tanto sofreu com o não-investimento em educação, saúde e lazer na sua Belle époque dos anos 80.

Hoje sei porque tantas pessoas saem da cidade pra estudar, em busca de um futuro melhor.

2 comentários: