Como prometido, aqui está a matéria do centenário do Clube Ginástico Juiz de Fora.
domingo, 24 de maio de 2009
domingo, 10 de maio de 2009
Clube Ginástico de Juiz de Fora 100 anos
Um dos mais importantes clubes juizforanos e do Brasil chegaria ao seu centenário em 2009. Guiado pelos quatro Fs, atletas que lá treinavam já foram chamados para disputar nacionalmente as seletivas para as Olimpíadas de 1920 e de 36.
O clube nasceu de uma conversa entre alemães na cervejaria Stiebler em 1909. Nascia, então, o TURNERSCHAFT, que, em alemão, significa Clube de Ginástica. A primeira diretoria foi eleita em 1910, tendo como diretores Gustavo Kietzsch e Hans Rappel, e Carlos
Stiebler como tesoureiro.
Em 1917, o clube mudou de nome para evitar perseguições aos imigrantes alemães em JF durante a Primeira Guerra Mundial. Então, outro diretor assumiu o cargo: Caetano Evangelista.
O professor Ítalo Paschoal Luiz lembra com orgulho quando era aluno e professor no clube. "Entrei pro clube quando tinha 20 anos, em 1947. Três anos, depois, fui professor. O clube foi
a minha vida, batalhei muito por ele." Emocionado, disse que o clube não se manteve por falta de recursos financeiros. "Quiseram demolir o clube para dar lugar ao progresso. O Estado não dava mais recursos. Foi tudo culpa de politicagem", afirma indignado. "Ainda sigo os 4 éfes - feito, forte, firme e fiel, nosso brasão. Ele não estava só estampado no meu uniforme, mas também no meu coração.
Ítalo Paschoal e seu professor Caetano Evangelista.
À direita, a antiga sede do clube, onde hoje é o Hemominas
Agradeço ao seu Ítalo por ceder algumas fotos para o blog. Em breve, a matéria em vídeo sobre o centenário do Clube Ginástico de Juiz de Fora entrará no ar no site da UFJF, pelo IPTV, no jornal da Facom.
Assinar:
Postagens (Atom)